Jura Fernandes

Jura Fernandes – Músico multi-instrumentista e compositor nasceu em São José dos Campos em 08 de Julho 1970, teve seu início de carreira no final dos anos 80 na Banda Ultima Forma, banda essa que na primeira metade da década de 90 teve um sucesso regional muito grande no Vale do Paraíba com um vinil gravado chamado “ESCOMBROS”.

Em 1995 aportou na Barra do Jucu em Vila Velha – ES onde rapidamente a magia da região tomou parte de sua vida, instrumentista eclético, logo se apaixonou pelos tambores do congo da barra, onde passou a admirar o folclore regional dos tamboneiros do congo, apesar de tocar guitarra tem muita influencia percussiva da cultura brasileira no seu estilo de tocar com varias apresentações nas noites capixabas de Vitória, Vila Velha, Guarapari, etc.

Integrou varias bandas entre elas Cicatrizes, Girasol, Splash, Calangocongo, Casaca (teve um contrato com a Sony Music em 2003), etc.

Passou a participar do Trio Elétrico no Bloco Surpresa no Carnaval da Barra desde 1996 tocando pra mais de 20 mil foliões todos os anos. Também neste ano cursou EMES (Escola de Música do Espírito Santo) onde começou o estudo de violão clássico que cursa até hoje.

Em 1997 começou sua carreira internacional, viajou para França onde ficou em Paris durante dois anos, tocou nas noites francesas como guitarrista e cavaquinista, fez varias apresentações importantes, Euro Disney, Blunote, Favela Chique e todos os bares brasileiros de Paris.

Na Cidade Luz chegou junto com seu irmão João Fernandes a Gravar um CD Experimental independente chamado Rendez Vous Brezilien a Paris.

Em 2000 retornou ao Brasil e fecha um contrato com a Sony Music de um ano, neste período chega a fazer vários programas de TV: Serginho Groisman, Adriane Galisteu, MTV, etc.

Hoje ele é um compositor exclusivo da Editora Sony Music. Jura Fernandes hoje é um dos grandes instrumentistas nacionais, que além de integrante da Banda TAMBORES (atual trabalho), tem um trabalho solo chamado “Guitarra canta congo” e dá aula de Guitarra em Vitória/ES.