Jota Galocha

Jota Galocha – natural de Mogi das Cruzes SP, iniciou-se no violão aos 12 anos de idade com o seresteiro Chico da Helena, com quem aprendeu o básico da escola antiga do violão. O violão passa a ser seu grande companheiro e logo começa a participar de festivais estudantis importantes como o festival de MPB da escola estadual Dr.Washington Luís. Em 1989 retornando ao violão conhece o renomado violonista Vital Medeiros, e se inicia nos estudos do violão clássico, estudo que lhe rendeu além da técnica uma grande amizade com o Mestre. Como seu objetivo nunca foi ser concertista, seus estudos com Vital Medeiros duraram até meados de 1997, mas a mizade até 2001 com a morte do Mestre.

Em 1997 com a intenção de ampliar seus conhecimentos começa estudar as apostilas do curso profissionalizante de violão do IMB, onde aprendeu história do violão, noções de luthieria, harmonia, etc.Nesse mesmo ano decide se dedicar totalmente ao violão e começa a lecionar em escolas da região, e observando a dificuldade dos alunos começa elaborar um método para ensinar de forma agradável a arte de tocar violão, método que após muitos testes com alunos de todas as idades (maiores de 12 anos), se mostrou muito eficaz, fazendo-o se destacar entre os professores da região.

Em 2002 registra seu método junto a Biblioteca Nacional Ministério da Cultura, e o adota como seu método oficial com um programa de estudos, ou seja, um curso com tempo determinado de duração.

Com a era DIGITAL monta seu BLOG em 2008, a princípio como apoio para seus alunos onde postava dicas e vídeos, mas o BLOG toma proporções maiores e começa a ser visitado por muitas pessoas em busca de informações, tamanha procura lhe rende uma matéria no jornal O DIARIO DE MOGI e um convite para ser colaborador do SITE da revista VIOLÃO PRO.

Atualmente Violão e Ukulele em Mogi das Cruzes, aulas ON LINE ao vivo via SKYPE onde tem alunos em outros países como Portugal, Austrália e França e desenvolve um trabalho infantil Lápis de Som ao lado da cantora paulistana Cléo Silva e da pedagoga e contadora de histórias Néia Galocha e desenvolve o Projeto “Badeando” onde apresenta composições para o Violão e obras do Mestre Baden Powell.